Oliveira de Azeméis: Futuro dos moldes em debate.

2023-03-17 07:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O setor dos moldes reúne em congresso, esta sexta, em Oliveira de Azeméis.

Iniciativa da Associação Nacional da Indústria de Moldes sob o tema "Moldar (n)um mundo em mudança"”.

Dois dias, sexta e sábado, no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis num evento com presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Presidente da CEFAMOL, João Faustino, entre diversos especialistas nacionais e internacionais de setores e áreas relevantes para a indústria de moldes.

O XI Congresso da Indústria de Moldes reúne o setor que possui uma forte relevância na economia nacional, fruto da sua vocação exportadora.

Setor marcado por fortes investimentos organizacionais e tecnológicos, numa aposta ao nível do conhecimento, inovação e I&D e que garante uma presença no Top 3 Europeu, ao lado de Alemanha e Itália.

As exportações de moldes têm alargado a sua presença global em 2022 (superando os 500 milhões de euros), com atividade em 87 países distintos reforçando, assim, o cariz e dimensão internacional desta indústria.

São esperados cerca de 300 participantes em representação de mais de 100 empresas e entidades, e especialistas nacionais e internacionais, com diversas perspetivas e abordagens de como pode ser a evolução e quais as estratégias para o futuro deste que é um dos maiores clusters internacionais desta área.

A sessão de abertura está marcada para esta sexta, dia 17, às 9h, com intervenção do Ministro da Economia.

No primeiro dia, às 12h, destaque para a conferência de Paulo Portas “num mundo em mudança”.

O segundo dia deste Congresso lançará a debate a “Eficiência Produtiva: Gestão de Recursos e Tecnologias”.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, estará presente no encerramento do congresso, no sábado, dia 18, pelas 12h15.