Oliveira de Azeméis: Arrancam primeiros 26 km de condutas do investimento de 4,3 milhões de euros.

2020-09-10 17:14

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira de Azeméis, Travanca, São Roque e Santiago de Riba-Ul são as primeiras localidades abrangidas pelo novo Plano de Investimentos que a INDAQUA está a realizar no concelho de Oliveira de Azeméis, em coordenação com a Câmara Municipal. Este investimento inicial ronda os 2,4 milhões de euros e irá traduzir-se na construção de mais 26 km de rede de drenagem de águas residuais e de aproximadamente 3 Km de rede de abastecimento de água.

Na prática, são mais 3 mil pessoas que passam a ter acesso à rede de saneamento, em mais de 1.300 habitações. Em algumas destas áreas intervencionadas será ainda prolongada a rede de abastecimento de água, ligando e integrando as habitações que ainda não dispõem deste serviço.

“Continuamos empenhados em colaborar com o município e em proporcionar mais e melhor qualidade de vida às populações. Esta necessária intervenção vai ter um impacto direto muito positivo para centenas de famílias, mas também na estratégia ambiental global de Oliveira de Azeméis. O correto encaminhamento das águas residuais para estações de tratamento, agora que já foram construídas todas as estações de tratamento necessárias, vai evitar a contaminação de água e solos, melhorando a qualidade das linhas de água do concelho”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.

A INDAQUA detém operação em Oliveira de Azeméis desde 2014, altura em que a rede de abastecimento de água chegava a 69,8% da população. No caso da recolha e tratamento de águas residuais, a rede com tratamento alcançava apenas 22,5%, uma percentagem que deverá subir para os 54,7%, após a intervenção que agora se inicia. Desde o início do contrato de concessão neste concelho, a INDAQUA investiu já 11 milhões de euros na gestão e alargamento de redes, chegando a mais 9 mil pessoas, no caso do abastecimento de água, e 12 mil, no saneamento.

As obras vão decorrer de acordo com as normas de prevenção, proteção e segurança que constam no Plano de Contingência da INDAQUA e nas diretrizes da Direção Geral da Saúde, em vigor a nível nacional.