Observatório do emprego prepara primeiras ações práticas.

2021-06-18 14:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Observatório do Emprego de Aveiro, criado no âmbito do projeto Aveiro STEAM City e cofinanciado pelo programa Urban Innovative Actions, da União Europeia, entra na fase de aplicação de medidas.

Tem por objetivo identificar soluções inovadoras que respondam aos desafios societais nas zonas urbanas dos estados-membros.

O projeto Aveiro STEAM City reúne a participação da Câmara Municipal de Aveiro, Altice Labs, Instituto de Telecomunicações (IT), Universidade de Aveiro (UA), Inova-Ria e Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDES).

Tem como objetivo oferecer uma visão prospetiva das necessidades de qualificação, disponibilizando, para o efeito, informação relevante, de forma sistemática, aos cidadãos e às empresas, às instituições de ensino/formação e restantes stakeholders, sobre as competências que o mercado de trabalho requer para a ambicionada transformação digital.

Para responder ao desafio, têm vindo a decorrer, desde 2019, ações de diagnóstico, por forma a identificar as necessidades de qualificação e estabelecer prioridades, tendo, agora, chegado a hora de avançar para programas piloto de formação que permitam testar respostas às prioridades identificadas.

Nesta fase a aposta está na apresentação dos programas piloto e sensibilizar a comunidade para as necessidades de qualificação e crescimento profissional.

Haverá diferentes ações sobre análise e visualização de dados e machine learning; Tecnologia informática de big data como suporte à indústria 4.0; Promoção de produtos e serviços em meios digitais e desafios e boas práticas na conceção e mapeamento de processos por meios digitais.