ObservaRia arranca esta quinta.

2017-04-06 11:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Estarreja recebe a 3ª edição da ObservaRia, feira internacional dedicada ao Turismo de Natureza e em especial à observação de aves.

Este evento arranca para o público em geral, esta quinta, no Cineteatro de Estarreja, às 21h30, com a antestreia do documentário "Encontro d’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar". Mistérios que os visitantes podem descobrir nos três dias seguintes durante a Feira de Turismo de Natureza que decorre até 9 de abril.

Após a antestreia do documentário realizado por Daniel Pinheiro, e que será exibido na SIC no dia 9 de abril, seguem-se três dias para viver lado a lado com a Natureza, junto aos Percursos BioRia, em pleno Baixo Vouga Lagunar.

Um dos melhores ilustradores do mundo está em Estarreja para participar na ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair, que arranca esta quinta-feira, dia 6 de abril, junto ao Esteiro de Salreu. A paleta de cores do Baixo Vouga Lagunar inspirou André da Loba que fará despontar a sua imaginação no Percurso de Salreu do BioRia, junto à Ria de Aveiro.

Convidado pela Câmara Municipal de Estarreja, o artista natural de Aveiro, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, aceitou o desafio de ir a Estarreja mergulhar no seu património natural único e criar uma original pintura mural. A pintura mural pode ser visitada na ObservaRia.

O autor diz que se trata de um desfilar de memórias (com áudio).

Mais de 40 expositores e um total de 50 atividades, entre as quais 12 palestras, 4 exposições, 20 workshops e atividades de campo, vários ateliês pedagógicos para crianças, atividades específicas para o público escolar, em permanente contacto com a natureza, compõem o programa recheado e atrativo para especialistas, profissionais e população em geral.

A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair contempla atividades para todas as idades e interesses, sendo o Centro de Interpretação Ambiental de Salreu e zona envolvente o ponto nevrálgico da feira.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair promete dias dedicados ao Baixo-Vouga.