Notários assumem digitalização como "oportunidade".

2023-09-29 10:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bastonário da Ordem dos Notários assume a digitalização do setor como uma ferramenta que pode ajudar a simplificar processos mas defende que é importante que profissionais e cidadãos conheçam, com rigor, o funcionamentos dos mecanismos de segurança.

A desmaterialização de escrituras foi um dos passos dados com a criação de uma plataforma que veio abrir novos horizontes.

Agora, a próxima etapa passa por “educar as pessoas” para a utilização de serviços em segurança.

Mensagem de Jorge Batista da Silva na abertura do IV Congresso Internacional do Notariado Português que decorre em Aveiro.

O Bastonário da Ordem dos Notários explica que este mundo a tecnologia é encarado como oportunidade, por exemplo na relação com as comunidades portuguesas (com áudio)

Dois dias, sexta e sábado, com atividade centrada no Centro de Congresso de Aveiro para discutir o impacto da evolução tecnológica e da transformação digital no notariado.

A organização espera que venha a ser marco histórico na construção de um sistema de circulação de documentos notariais em formato digital e facilitador da vida dos cidadãos e das empresas.

Entrevistado pela Terra Nova, o bastonário deixou vincado que é um mundo novo que se abre na relação com os cidadãos tantas vezes apanhados em teias burocráticas e lentas (com áudio)