Noite Europeia dos Investigadores com programa na região de Aveiro.

2022-09-29 10:18

Categoria: 

Concelho: 

A Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte num programa especial agendado para esta sexta.

Fábrica Centro Ciência Viva e Universidade de Aveiro associam-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral.

Um evento gratuito para todas as idades, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.

Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.

Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, proporcionam-se momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, um espetáculo de Arte & Ciência, uma Feira STEAM, exposições interativas, entre outras.

O programa inicia às 19h00 com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia “Mar em Flash”, seguida da inauguração da exposição que integra todas as fotografias a concurso.

O momento de Abertura do evento está marcado para as 19h30 e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, e do Diretor da Fábrica centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo.

Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstração de mais de 30 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro.

Nesse mesmo horário, decorre uma Feira STEAM, em que miúdos e graúdos vão poder programar robôs, resolver desafios elétricos, explorar o mundo da impressão 3D, entre outras atividades.

Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – “EnCanto de investigar…”, um momento único que vai reunir a música do investigador Ricardo Neves e as palavras da dinamizadora de leitura da Fábrica, Marta Condesso, e nesse embalo todos vão poder espreitar, bem-dispostos, o dia a dia do investigador em palco.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, vão estar abertas para visita as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”.

Os mais pequenos, e não só, terão ainda momentos de animação garantida com os Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões muito original.

Ao longo de todo o evento, no espaço exterior envolvente à Fábrica, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.

Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.