Navio museu Santo André regressa ao Jardim Oudinot.

2021-01-05 07:49

Categoria: 

Concelho: 

O navio museu Santo André está de regresso ao "cais" no Jardim Oudinot.

Depois dos trabalhos em doca na Navalria chega o momento do regresso ao local onde tem estado acostado desde que passou à condição de navio museu.

Essa chegada está prevista para as 9h45 em momento que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Após os trabalhos de manutenção e reabilitação realizados nos Estaleiros da Navalria, seguem-se agora as duas fases seguintes do processo.

Está anunciado um novo percurso expositivo e uma nova zona e espaço de receção no Jardim Oudinot.

Foram reabilitados todos os espaços do navio, com particular destaque para os porões, as áreas de alojamento, o parque do guincho de pesca, a casa das máquinas, a balaustrada exterior, o convés, os mastros e a ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

Quanto ao projeto museográfico vai contar com novas dinâmicas do percurso de visita, revitalizando a especial identidade do Santo André com uma nova narrativa expositiva permanente, experiências sensoriais usando novas tecnologias que remetem para o passado histórico do navio, dos seus tripulantes e da pesca do bacalhau por artes de arrasto, neste que é o último da sua classe a sobreviver.

Adjudicada em janeiro de 2020, esta primeira fase de reabilitação e requalificação do Navio-Museu Santo André representa um investimento de 597.165 euros, com um co-financiamento a 85% do Programa Operacional Mar2020, do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.