Natal “Lugar das Cores” anima Albergaria-a-Velha.

2022-11-29 14:28

Categoria: 

Concelho: 

Solidariedade, diversão, sustentabilidade são as três palavras-chave na programação de Natal “Lugar das Cores”, que anima Albergaria-a-Velha entre 1 de dezembro e 8 de janeiro.

Com atividades nos vários equipamentos municipais, as famílias podem contar com oficinas criativas amigas do ambiente, concertos, teatro, promoção da leitura, animação de rua, circo, sem esquecer a tão aguardada chegada do Pai Natal que, este ano, vai partir da Praça António Albuquerque de Pinho.

Com as ruas e os diversos espaços municipais iluminados a partir de 1 de dezembro, as atividades começam no sábado, dia 3 (9h30), no Mercado Municipal, com o workshop “Natal Sustentável”, dinamizado pela Donaldeia, onde os participantes poderão aprender a fazer coroas e decorações natalícias, dando um novo uso a diversos materiais.

Já na Incubadora de Empresas, pelas 10h00, há uma oficina para os mais gulosos; “Ideias para um Natal Ecológico e Vitaminado”, desenvolvida pela Prave, propõe ensinar a confecionar um bolo de caneca natalício.

Na Biblioteca Municipal, pelas 11h00, as famílias poderão conhecer a história “O Melhor Natal de Sempre”, de Marni McGee, em mais uma sessão de leitura encenada “Aos Sábados, Conto Contigo!” e, pelas 14h30, no Laboratório de Programação e Robótica, os mais novos são convidados a decorar o espaço, sempre com um “piscar de olhos” às novas tecnologias.

A edição de 2022 do projeto artístico de inclusão social Pontes Sonoras será apresentada no Cineteatro Alba, pelas 21h30.

O primeiro fim de semana de programação encerra com o tradicional Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras, que será acompanhada pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

O espetáculo terá lugar no domingo, 4 de dezembro, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha.

O segundo fim de semana de atividades começa cedo, a 7 de dezembro, véspera de feriado, com a inauguração da exposição "Preciso de Voar com os Pássaros", de Sérgio d'Azeredo, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal.

No Cineteatro Alba, às 21h30, haverá um concerto da Banda Sinfónica da ARMAB, que convida João Bastos.

No sábado, começa-se o dia com uma sessão de showcooking, com a Marlene Freire a ensinar receitas de Natal saudáveis e com pouco desperdício, no Mercado Municipal, pelas 11h00.

À tarde, pelas 15h00, há mais receitas para descobrir, desta vez, no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos com o workshop de Gastronomia – “Frossos Natalício”.

E se a comida nos enche o estômago, a literatura enche-nos a alma.

Às 16h00, na Biblioteca Municipal, o autor aveirense Pedro Albuquerque apresenta o seu livro de poesia “exTratos Dramáticos” em mais uma sessão “Encontro com Letras”.

A chegada do Pai Natal e o desfile pelas ruas do centro urbano é um dos momentos mais aguardados pelas crianças.

A 10 de dezembro, o Pai de Natal vai partir da Praça António Albuquerque de Pinho pelas 17h30, passando, no seu trenó, por algumas das principais vias do centro – Rua Egas Moniz, Praça Fernando Pessoa – subindo depois até ao Mercado Municipal – A Praça, onde vai ter o seu lugar especial para receber os mais novos.

O “Lugar do Pai Natal” estará aberto nos dias 11,17 e 18, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

Além do Pai Natal, as associações locais também irão animar as ruas com música e outras expressões artísticas nos dias 10 e 17.

A encerrar o sábado, dia 10, um concerto com a Banda Velha União Sanjoanense pelas 21h30, no Cineteatro Alba.

No domingo, 11, o destaque vai para a instalação artística “Ovo”, concebida pelo WeTumTum.

No Cineteatro Alba, entre as 10h30 e as 12h30, os bebés e suas famílias podem aventurar-se num percurso sensorial, de som, luz e cor, onde a manipulação de vários objetos leva à descoberta de novas emoções. Durante a semana de 12 a 16 de dezembro, o Município de Albergaria-a-Velha convida as crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a irem ao teatro.

Para os mais crescidos, a proposta é o “Gato das Botas”, pela Jangada Teatro (dias 12 e 14) e, para os jardins de infância, “Por um Triz”, uma produção Persil Noir (dia 16).

Estes dois espetáculos terão uma apresentação aberta ao público em geral nos dias 14 e 16, pelas 14h00.

No fim de semana antes do Natal, as diferentes artes performativas estão em destaque.

Na música, há o Concerto de Coros na Praça na noite de 16.

Na dança, o espetáculo de ballet "Quebra Nozes e o Reino dos Doces", da Academia de Dança do Clube de Albergaria sobe ao palco do Cineteatro Alba a 17, pelas 21h30 e, no mesmo local, mas a 18 de dezembro (17h00), a Gala de Circo regressa com o típico encanto e magia.

Há espaço também para o cinema, com a longa-metragem de animação “Estranho Mundo”, na manhã de sábado (11h00).

Em termos de oficinas criativas, o Lugar das Cores propõe, no dia 17, o segundo workshop “Natal Sustentável”, desta vez, ensinando os participantes a fazerem Pais Natal com troncos de madeira (9h30, no Mercado Municipal) e a oficina “Embrulhos Sustentáveis (15h00, no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos).

No domingo, o espetáculo itinerante “Duende Mobil” vai andar pelas ruas da cidade, às 11h00 e 16h00.

Antes do ano de 2022 acabar, há ainda tempo para o concerto “Clássicos de Natal – Músicas de Sempre” no Cineteatro Alba (21 de dezembro, 21h30) e os tradicionais Ateliers de Natal para ocupar as crianças e os jovens durante a pausa letiva.

Ao longo de todo o mês, os munícipes e visitantes podem apoiar o comércio local com a campanha “Aqui Vivo, Aqui Compro”, constituída por cheques-oferta, que podem ser descontados nos estabelecimentos do Concelho.

Esta é uma iniciativa conjunta da Prave-Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e da Câmara Municipal.

A saudar o ano novo, no Cineteatro Alba, um café-concerto com a Big Band e Combo Jazz do DeCA – Universidade de Aveiro, onde serão revisitados alguns standards de Jazz enquadrados na época (5 de janeiro, 22h00), e o Concerto de Reis com o grupo Camerata António Soler (7 de janeiro, 21h30).

Mas, antes deste concerto, a Corrida/ Caminhada Noturna de Reis, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, vai percorrer as principais ruas do centro urbano.

Um Natal mais solidário Além da festa e da diversão, a quadra natalícia também convida à solidariedade, especialmente com as faixas da população mais vulneráveis, como as pessoas idosas ou com deficiência.

Em Albergaria-a-Velha, a época de natal proporciona algumas iniciativas especialmente dirigidas às IPSS do Concelho.

Na ação “Postal de Natal”, as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º CEB do Concelho são desafiadas a criarem postais de Natal, com mensagens carinhosas, que serão depois distribuídos pelos seniores das várias IPSS do Concelho, promovendo o encontro intergeracional, mesmo à distância.

Já no Mercado Municipal – A Praça, terá lugar a campanha “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo”. Os operadores são convidados a colocarem, em cestos próprios, a fruta que já não está em condições de ser vendida, mas que ainda está boa para ser consumida. Esta fruta é depois reencaminhada para as instituições para ser utilizada em saladas, compotas, bolos ou outras receitas.

A finalizar estas ações solidárias, técnicos do Serviço de Educação da Câmara Municipal vão percorrer, entre 2 e 6 de janeiro, as IPSS e estruturas residenciais para pessoas idosas do Concelho, Cantando os Reis, como manda a tradição.