Murtosa: Regatas de Moliceiros e de Bateiras na animação da festa do emigrante.

2020-07-27 14:59

Categoria: 

Concelho: 

A Festa do Emigrante ganha nova forma em tempo de pandemia mas mantém a sua vertente tradicional com a regata de moliceiros.

As restrições associadas à pandemia de COVID-19 não permitem que, este ano, a Festa se realize nos moldes habituais, nomeadamente no que concerne ao arraial e à feira franca que, nos anos anteriores, animaram o Cais do Bico.

Ainda assim haverá momentos culturais.

Na sexta-feira, dia 31 de julho, pelas 21H30, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, o músico e investigador Tiago Pereira, autor do projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, apresenta o seu trabalho de recolha, realizado na Murtosa, dos “Patrimónios Sonoros da Ria e do Mar”, no âmbito do projeto “Territórios com História”, que une os concelhos da Murtosa, Ílhavo e Peniche.

A entrada é livre, sujeita ao cumprimento das regras impostas pela Direção-Geral de Saúde.

No sábado, dia 1 de agosto, o canal da Murtosa da ria, em frente ao Cais do Bico, será o palco da tradicional regata de barcos moliceiros à vela.

Este ano, devido às restrições ao nível das aglomerações de pessoas, a regata estender-se-á ao longo do canal, ao contrário do habitual circuito em frente ao Bico.

No domingo, dia 2 de agosto, pela 9H30, a tenda instalada na antiga Escola Padre António Morais da Fonseca acolhe a realização da celebração eucarística de ação de graças.

O programa encerra, no domigo à tarde, com a realização, pelas 15H00, no canal da Murtosa, em frente ao Cais do Bico, da corrida de bateiras à vela, nos moldes idênticos à da regata dos moliceiros.