Murtosa: Recriação do ciclo do Milho faz sementeira no Bunheiro.

2023-05-27 09:42

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa promove mais uma recriação do “Ciclo do Milho”.

Evento que recria a tradição nas décadas de 40, 50 e 60 do século XX.

Nesta primeira fase, assistir-se-á às tarefas de lavrar e gradar da terra, com recurso a juntas de gado marinhão, culminando com a semeadura do milho.

A iniciativa é organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro e procura exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes marinhoas.

A recriação do Ciclo do Milho será realizada ao longo do ano, em função das várias fases temporais associadas a esta cultura, sendo cada uma delas alvo de registo fotográfico e vídeo para memória futura.

A iniciativa tem entrada livre e está incluída no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.

Esta será a segunda vez que o Ciclo do Milho é recriado na Murtosa, depois de, no ano de 2011, ter sido promovida uma iniciativa semelhante, com grande sucesso, que deu origem a um livro e a um documentário, produzidos pelo Município da Murtosa.

Ação, este domingo, às 14h30, na envolvente à Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro.