Murtosa: PS acusa autarquia de posição "irresponsável, tendenciosa e falaciosa" no processo do lançamento de fogo de artíficio. da Câmara Municipal”.

2019-09-05 08:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista da Murtosa lamenta a forma como a Câmara da Murtosa reagiu à proibição decretada pelo Governo sobre o lançamento de foto de artifício nas festas do São Paio da Torreira.

O Nível Alerta Vermelho determinou a proibição mas a autarquia entende que na ria e no mar esse lançamento não colocaria em risco a mancha florestal. 

E decidiu lançar o fogo um minuto depois do final do período de alerta vermelho à meia noite de domingo.

O PS lamenta o que diz ser uma “posição irresponsável, tendenciosa e falaciosa da Câmara Municipal”. 

“Este estado de alerta, entre outras ações, determina a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, o que de fato entristece todos os murtoseiros, por ser este, um dos momentos mais altivos na Romaria do S. Paio. Mas certos que somos cidadãos conscientes, não podemos deixar de repudiar, também veementemente, a posição pública da Câmara Municipal, pelo fato de levianamente e de um modo puramente populista, se descartar com recurso a acusações infundadas e sem sapiência, de uma das suas principais obrigações, tais como, o garante das pessoas, da sua segurança e da proteção civil municipal. Invocação da negação de um regime de exceção, que bem afirmam não ser caso único e que, a bom rigor da verdade, bem sabem que jamais se poderia vislumbrar”. 

A estrutura socialista apela ao bom senso e aos cuidados adicionais por parte dos cidadãos.

“É necessário também, ter em atenção a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), bem como, nos caminhos florestais e caminhos rurais. Este plano deverá ser consultado na respetiva Câmara Municipal. Por último, o PS da Murtosa manifesta publicamente o desejo de uma festividade segura”.