Murtosa: Fotógrafo Murtoseiro Jorge Bacelar convidado do “Encontro com o Autor”.

2023-04-22 08:25

Categoria: 

Concelho: 

O médico veterinário e premiado fotógrafo Murtoseiro Jorge Bacelar é o próximo convidado da iniciativa “Encontro com o Autor”.

Evento este sábado, às 16H00, na Oficina de Artes, na Murtosa.

Nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, com raízes na Póvoa de Varzim, a profissão de médico veterinário trouxe-o para a Murtosa, onde reside há quase 30 anos.

Despertou para a fotografia há dez anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato.

Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.

Sem iluminação e sem artifícios, usa a sua lente – a proximidade com as pessoas – para obter as imagens, num cenário tão realista quanto o possível.

Tem recebido prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017, Travel Photographer of the Year 2020.

A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa organiza, mensalmente, um “Encontro com o Autor”, que visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante.