Murtosa Ciclável vai apoiar refugiados de guerra.

2022-03-13 14:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A edição de 2022 da Primavera Ciclável, Festa da Bicicleta, organizada pelo Município da Murtosa, em parceria com o tecido associativo local, terá um cariz solidário de apoio aos refugiados da guerra na Ucrânia.

Dois anos depois da última edição, devido à pandemia, o evento regressa em formato alargado.

O tradicional passeio de bicicleta, para a toda a família, pelos trilhos ribeirinhos do Coração da Ria, terá lugar no domingo, dia 27 de março, com concentração no Parque Municipal da Saldida, às 9H00.

A participação carece de inscrição prévia, com um valor simbólico de 5€, que reverte integralmente para o apoio aos refugiados da guerra da Ucrânia, através da comunidade de Aveiro da Igreja Ortodoxa, com o apoio local do ACDM.

Para além do mega passeio cicloturístico, a Primavera Ciclável – Festa da Bicicleta - congrega, este ano, um conjunto de iniciativas, para todas as idades, ao longo de 3 dias.

Assim, no dia 25 de março, o Parque da Saldida recebe oficinas de reparação e afinação de bicicletas, dedicadas aos mais pequenos.

Ao final da tarde, pelas 18H00, a COMUR-Museu Municipal recebe a apresentação oficial da edição 2022 da Rota do Coração da Ria em BTT, que acontecerá em setembro.

No sábado, dia 26 de março, às 16H00, o auditório da COMUR-Museu Municipal recebe a projeção do filme “A Alma de Um Ciclista”, do realizador Nuno Tavares, que mostra a paixão pela bicicleta em vários lugares do mundo e que contém imagens e depoimentos gravados na Murtosa.

Depois da exibição do documentário, premiado internacionalmente, seguir-se-á uma conversa com o cineasta.

Finalmente, no domingo, dia 27, para além do passeio de bicicleta, o Parque da Saldida recebe, no período da tarde, uma exibição de BMX, skate e inline, que terá lugar no parque radical.

As inscrições para o passeio de bicicleta podem ser feitas on-line, em www.cm-murtosa.pt, ou presencialmente na Câmara Municipal e Casa das Gerações.