Murtosa: Autarquia manifesta pesar pelo falecimento do padre António Graça da Cruz.

2023-03-28 09:33

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa manifesta “profundo pesar” pelo falecimento do Padre António Graça da Cruz, cidadão honorário da Murtosa.

Falecimento esta segunda-feira e que o Município sentiu de forma particular.

Natural do lugar da freguesia de Águeda (lugar de Assequins, 29-09-1937), António Graça da Cruz foi ordenado por D. Manuel de Almeida Trindade, na Sé de Aveiro, no dia 30 de julho de 1967, aos 29 anos.

Como padre, foi ecónomo e professor no Seminário de Aveiro, colaborou em Estarreja e deu aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Foi capelão militar na Guiné-Bissau e em Angola.

Foi pároco da Borralha, Belazaima do Chão e Agadão, em Águeda, e de Vilarinho do Bairro, Amoreira da Gândara e Ancas, em Anadia.

Em 1996 passou a ser pároco de São Lourenço de Pardelhas e em 1997 assumiu a paroquialidade de Santa Maria da Murtosa. Esteve também com a paróquia de Santo António do Monte de 2005 a 2008.

Em 2021, concluiu o seu múnus apostólico na Murtosa, tendo sido nomeado Capelão da Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-A-Velha, onde residia desde então.

“Com duas décadas e meia de vida dedicada à nossa Murtosa, o Padre António Cruz fez a diferença, mantendo o sonho e contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa, mais atenta aos que precisam e mais solidária. Enquanto padre e enquanto homem procurou realizar-se no serviço aos outros assumindo-se como um exemplo que inspirou todos aqueles que tiveram o privilégio de privar consigo”, revela nota da autarquia.

Por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de sacerdócio, a Câmara Municipal da Murtosa deliberou, no dia 12 de julho de 2017, atribuir-lhe a Medalha de Ouro do Município da Murtosa e, por via disso, o título de Cidadão Honorário da Murtosa.