Murtosa apresenta documentário sobre vida nos cais da ria de Aveiro.

2016-08-03 09:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Integrada na programação da Semana do Emigrante 2016, organizada pela Câmara Municipal da Murtosa, o auditório da COMUR – Museu Municipal da Murtosa - acolherá, esta quarta-feira, a projeção do documentário “A Vida dos Cais”, seguida de tertúlia.

O filme mostra a recriação das descargas comerciais nos cais e ancoradouros da Murtosa, com embarcações tradicionais, revisitando um tempo em que a Ria de Aveiro era a mais importante via de comunicação da região, por onde tudo chegava e partia.

Documentário produzido a partir da recriação de 2015 preparada pelos Ranchos Folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Camponeses da Beira-Ria”, com o apoio da Câmara Municipal da Murtosa e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Foi no dia 12 de julho de 2015, na Ribeira do Gago, no Bunheiro, e pretendeu resgatar da memória a azáfama que se vivia e sentia outrora nos cais e ribeiras, com as chegadas, por água, de mercadorias e de pessoas, e, ao mesmo tempo, valorizar e dar a conhecer o papel fundamental das embarcações tradicionais, com as suas caraterísticas distintivas, adaptadas aos materiais que transportavam.

Depois da projeção do filme, terá lugar um espaço informal de tertúlia que contará com a presença de três Murtoseiros que trabalharam nos transportes de cargas, em moliceiros e mercantéis, na Murtosa e em toda a região da ria: José Caneira Soares, José Rendeiro e Mateus Matos.