Murtosa amplia Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco.

2019-10-10 17:26

Categoria: 

Concelho: 

A Município da Murtosa lançou o concurso público para a reabilitação e ampliação do Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira.

A empreitada, orçada em 372 mil euros aposta na ampliação do espaço, através da materialização de um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura.

Aposta ainda na reabilitação do corpo atual, que se articulará funcionalmente com o novo edificado, passando a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.

Desta forma, os visitantes poderão, simultaneamente, conhecer um pedaço da memória histórica, cultural, económica e social do povo marinhão e assistir, ao vivo, à construção e reparação de embarcações tradicionais.

O projeto da reabilitação e ampliação é da autoria do arquiteto murtoseiro João Ruela, que havia já desenhado não só estaleiro existente como toda a intervenção de requalificação da área do Monte Branco, levada a cabo pela autarquia, em 2009.

O Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, propriedade do Município da Murtosa é um espaço peculiar de conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais, que se assume como um verdadeiro museu vivo do património marinhão.

Foi inaugurado há cerca de 10 anos e, desde então, através de um protocolo formalizado com a autarquia, tem no Mestre José Rito o obreiro da construção naval (moliceiros e bateiras).

A autarquia espera o “incremento da sua atratividade e funcionalidade, assumindo-o como um espaço museológico de referência, no concelho e na região, um verdadeiro museu-vivo”.