Município de Ovar reconhecido com prémios na 'I Gala da Região do Porto – Corpo Nacional de Escutas'.

2018-11-19 17:38

Categoria: 

Concelho: 

Em dia de gala da Junta Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas, a Câmara Municipal de Ovar foi distinguida com três Prémios: o Prémio ACAREG, o Prémio Autarquias e o Prémio Autarquia Mais Amiga do Escutismo. A cerimónia teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Espinho, no passado sábado, e teve por objetivo reconhecer publicamente aqueles que, dentro e fora do Movimento Escutista, “nos têm ajudado a sonhar, a construir vidas alicerçadas em valores humanos e cristãos, a deixar marcar positivas em comunidade e na comunidade”, referiu a organização da gala.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar adiantou que “os nossos escuteiros são extraordinários. E nós, autarcas, temos a consciência que, para além de muitas tarefas, devemos ser também agentes dinamizadores da nossa comunidade. E eu não encontro em todas as outras áreas qualquer cêntimo que seja tão bem investido como na atividade escutista”, adiantado que “está em causa os valores da vida que nós passamos sobretudo para os mais novos e quem trabalha para o futuro pode ter a consciência que está a fazer bem. Por isso, muito mais importante do que o dinheiro é o sentimento de parceria e de pertença que existe entre a nossa comunidade e os nossos extraordinários escuteiros”.

Os primeiros prémios a serem entregues foram os “Prémios ACAREG” e, em 2018, o XXVII ACAREG – Acampamento Regional do Porto, decorreu no Buçaquinho, em Cortegaça, entre 30 de julho e 4 de agosto, contando com o apoio e colaboração de várias entidades. Assim, foram premiadas a Câmara Municipal de Ovar, a Junta de Freguesia de Cortegaça, o Futebol Clube de Cortegaça – Futpark, o Exército – Escola Serviços – Póvoa do Varzim e o Aeródromo de Manobras n.º1 de Maceda.

O Prémio Autarquias visou distinguir as Autarquias Locais que, ao longo dos últimos anos, têm colaborado com a Junta Regional do Porto, nomeadamente, através da cedência gratuita de espaços e da prestação de apoio logístico, material, humano e financeiro, especificamente nas atividades regionais de S. Jorge, Click’it, Congresso Regional do Porto e ACAREG.

E os premiados foram a Câmara Municipal de Ovar, a Câmara Municipal de Gondomar, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal de Penafiel, a Câmara Municipal de Paredes, a Câmara Municipal da Maia, a Câmara Municipal de Espinho e a Junta de Freguesia de Espinho.

Um dos maiores galardões da cerimónia foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, o Prémio 'Autarquia Mais Amiga do Escutismo'.

Ovar foi distinguido considerando que "presta apoio financeiro, material e logístico, à atividade regular, pontual e investimento, transversal aos Agrupamentos do Concelho de Ovar, ao abrigo do seu Regulamento de Apoio ao Associativismo do concelho de Ovar; assumiu recentemente a concretização do “Campo Escutista da Ribeira”, cujo investimento ronda os 80 mil euros, no âmbito de permuta de terrenos com a Paróquia de Cortegaça e a execução de empreitada municipal; executou o projeto vencedor do Orçamento Participativo Municipal “Buçaquinho Scout Camp”, apresentado por um Caminheiro do Agrupamento 313 – Cortegaça, no valor de 50 mil euros, que constitui a primeira fase do “Centro Escutista do Buçaquinho”, que se encontra na fase de projeto, e cuja execução está prevista para o ano de 2019; prestou apoio inigualável e diferenciador, assumindo a construção tão almejada de um Centro Escutista na Região do Porto, cuja titularidade será cometida à Junta Regional do Porto, em regime de direito de superfície; atribuiu um lugar de membro permanente ao Corpo Nacional do Escutas, no seu Conselho Municipal da Juventude, destacando a sua sensibilidade para o papel do nosso movimento na sociedade".