Município de Oliveira do Bairro promove projeto de estimulação cognitiva a pessoas idosas.

2020-02-11 10:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro vai promover, em parceria com sete IPSS do Concelho, um projeto de estimulação cognitiva a pessoas idosas com alterações neurocognitivas.

O protocolo para a implementação do projeto “Memória Major 2” foi assinado entre o Município, a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, o Centro Social de Oiã, o Centro Ambiente para Todos, a SOLSIL, a AMPER, o Centro Social e Paroquial da Palhaça e a SóBustos.

O Município de Oliveira do Bairro vai investir 9.594€ no projeto, que tem a duração de um ano, cabendo a cada uma das sete IPSS participantes o valor de 738€.

O projeto “Memória Major 2” desenvolve um programa de estimulação cognitiva em grupo, a longo prazo, em pessoas com perturbações neurocognitivas que, neste caso, frequentam respostas sociais no concelho de Oliveira do Bairro, sendo avaliadas as alterações no estado cognitivo, no desempenho cognitivo e na sintomatologia depressiva.

O programa será composto por 47 sessões, cada uma com a duração de 60 minutos, e uma frequência semanal.

Em cada instituição, os participantes que cumpram os critérios de inclusão serão selecionados para participar no programa de estimulação cognitiva, distribuídos em grupos de 6 a 10 participantes, conforme o grau de declínio cognitivo.

A participação dos idosos é voluntária e o tratamento dos dados é confidencial.

A Vereadora Lília Ana Águas, responsável pelo pelouro da Idade Maior, revela que o projeto foi já “testado e validado cientificamente, tendo merecido da parte dos nossos técnicos e dos responsáveis das IPSS aderentes ao projeto um aval muito positivo, que nos fez avançar, em benefício de uma população que merece o nosso maior cuidado e atenção”.