Município de Albergaria coloca à disposição do público sala Snoezelen e uma sala de Integração Sensorial.

2015-09-22 20:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha vai abrir aos munícipes uma sala Snoezelen e uma sala de Integração Sensorial, em instalações cedidas pela Misericórdia. Disponibilizados sem custos à comunidade Albergariense, os dois equipamentos são vocacionados para uma população fragilizada, pessoas com deficiência ou com incapacidade e problemas sensoriais ou neurológicos.

Com a abertura das salas Snoezelen e de Integração Sensorial, que foram inauguradas em abril pelo Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Pedro Mota Soares, Albergaria-a-Velha passa a ser o único Concelho no país que disponibiliza estes equipamentos ao público sem custos. De acordo com a Vereadora de Ação Social, Catarina Mendes, as duas salas “são importantes no desenvolvimento, no âmbito de perturbações sensoriais e neurológicas, e uma resposta para determinados défices na população sénior”.

A Autarca refere que na maior parte dos casos “as escolas e as IPSS recorriam a entidades externas para tratamentos sensoriais, que proporcionam uma melhoria da qualidade de vida, mas esses protocolos eram muito onerosos para as instituições e para a Câmara Municipal”.

Em Albergaria existem duas Unidades Especializadas para a Educação de Alunos Portadores de Perturbação do Espetro do Autismo e uma Unidade de Apoio à Multideficiência inseridas nos agrupamentos escolares.

De acordo com os critérios de prioridade no uso das salas, seguem-se os utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha e os idosos integrados nas IPSS. Crianças, adultos e idosos que não façam parte dos segmentos prioritários podem solicitar o uso dos equipamentos.