Mulheres Socialistas preocupadas com eventual escalada de violência doméstica.

2020-03-21 13:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As Mulheres Socialistas afirmam preocupação pelo quadro de quarentenas e recolha obrigatória que pode potenciar focos de violência doméstica.

O núcleo de Águeda já divulgou os contactos de emergência por entender que este tempo de exceção pode aumentar o risco destes casos.

“Tendo em conta o contexto social inédito que atravessamos, em que se pede à população que fique em casa para evitar a propagação da COVI-19, as Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) consideram essencial manter e reforçar os mecanismos de apoio às vítimas de maus tratos e violência doméstica”.

A denúncia continua a ser o principal meio para travar a escalada desta realidade.

“Este é um momento que nos convoca para o dever de proteger e apoiar quem mais necessita, num gesto de cidadania ativa”.

Júlia Melo, Presidente das Mulheres Socialistas do Concelho de Águeda, entende este momento como de risco. Fez a divulgação da mensagem de Elza Pais que lidera a estrutura nacional.

"Nestes momentos único e difíceis que vivemos e neste contexto social, em que temos de ficar em casa para evitar a propagação da COVID-19, os problemas do quotidiano não desaparecem, alguns podem até agravar-se, como é o caso das situações de violência doméstica e as situações de crianças e jovens em risco. É importante que as vítimas saibam que não estão sozinhas e abandonadas, e que podem continuar a pedir apoio às forças de segurança e aos serviços de apoio e proteção das vítimas".

 

Os contactos foram divulgaados pela estrutura socialista de Águeda.

APAV – Linha Nacional de Apoio à Vítima – (linha gratuita) 116 006

NAV – Núcleo de Atendimento à Vítima, em Aveiro – 234 377 260 / 962 433 381

CIG – Comissão e Igualdade de Género – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (linha gratuita) 800 202 148

CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Águeda – 2341 801 12 / 961 954 492

E-mail: cpcj.agueda@cnpdpcj.pt

PSP – Comando Distrital de Aveiro – 234 302 510

GNR – Posto Territorial de Águeda – 234 622 417