MUBi quer conhecer visão e propostas dos candidatos à Câmara de Aveiro para a mobilidade.

2021-07-27 12:08

Categoria: 

Concelho: 

MUBi quer conhecer visão e propostas dos candidatos à Câmara de Aveiro para a mobilidade urbana e gestão do espaço público.

A Associação pela Mobilidade solicitou reuniões com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Aveiro nas eleições autárquicas de 2021.

A associação quer saber qual a visão e as propostas que os candidatos têm para a mobilidade urbana e a gestão do espaço público no município de Aveiro.

Há ideias de princípio colocadas às candidaturas.

A MUBi quer saber como pretendem desenvolver a sociedade civil no planeamento da mobilidade urbana do município, reduzir de forma substancial o volume e a velocidade do tráfego motorizado na cidade, transformar o espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo e incentivar a mobilidade activa (pedonal e em bicicleta) e em transporte coletivo.

A associação lembra que está em causa a “redefinição da mobilidade nas cidades portuguesas”.

“As prioridades do século XX ou das duas primeiras décadas deste século já não se aplicam ao Portugal de hoje, e as pessoas exigem agora, mais do que nunca, lugares mais verdes, seguros e saudáveis para viver”.

Dos partidos e dos candidatos a Mubi quer compromisso.

“As Eleições Autárquicas de 2021 representam uma oportunidade para o município de Aveiro assumir um amplo e firme compromisso por uma mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando as deslocações a pé e em bicicleta, o transporte público e os sistemas de mobilidade partilhada, em detrimento da utilização do automóvel individual”.