MUBi diz que nem todos estão a cumprir redução do IVA na venda de bicicletas.

2023-01-04 09:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi apela às marcas e lojas de bicicletas para que ajustem imediatamente os preços, reflectindo a descida do IVA de 23% para 6%, de acordo com a entrada em vigor da taxa reduzida desde o dia 1 de Janeiro.

Esta era uma das apostas e das medidas reclamadas pela Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta para o Orçamento do Estado de 2023.

A justificação teve por base as metas inscritas na Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável para que 4% das deslocações nas cidades portuguesas em 2025 sejam feitas em bicicleta.

Em nota divulgada esta quarta-feira, a Mubi diz que muitos cumprem a medida mas há queixas de que nem todos o estão a fazer.

Pede aos consumidores para verificarem a situação.

Lembra que uma bicicleta eléctrica cujo preço até sábado era de 1500 euros, deverá custar agora 1293 euros.

Rui Igreja, dirigente da MUBi, diz que “é agora importante que o Estado baixe o IVA igualmente nos componentes, tais como kits de conversão para bicicletas eléctricas”.

“Esperamos, também, que o Governo finalmente implemente este ano um programa de incentivo ao uso da bicicleta nas deslocações pendulares casa-trabalho, como anuncia desde 2021, a exemplo dos que existem em vários outros países europeus."