Movimento Maria pede correção de taludes de retenção colocados na ria.

2019-12-11 13:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento Amigos da Ria de Aveiro pede uma intervenção corretiva à Polis nos taludes de retenção de sedimentos que estão a deixar regressar areias e lodos ao leito da ria após as dragagens.

Três meses após a sua colocação na ensecadeira construída junto à ponte Juncal Ancho, em Ílhavo, começa a notar-se a degradação e o escorrimento de dragados.

Segundo técnicos consultados pelo MARIA, o facto de os taludes de retenção de dragados ficarem abaixo do nível médio dos preia-mar faz com que uma parte dos sedimentos ali depositados deslizem para o leito da Ria por ação das correntes de maré.

De acordo com os especialistas, os taludes, construídos com recurso a estacaria unida por tabuado, deveriam, em todas as circunstâncias, permanecer cerca de 50 centímetros acima do maior preia-mar previsto para permitir a consolidação dos dragados e evitar à ação do vento e das correntes de maré sobre os sedimentos.

O problema repete-se na zona do Lago do Paraíso, em Aveiro, onde os trabalhos de dragagem ainda não se iniciaram, mas onde está já cravada a estacaria que irá suportar o tabuado da ensecadeira.

O apelo à correção já foi dirigido à Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro pelo presidente da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, Humberto Rocha, na sua dupla qualidade de dirigente associativo e membro fundador do Movimento MARIA.