Movimento Feminista de Aveiro celebra o 14º aniversário do referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

2021-02-12 09:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Juntas – Movimento Feminista de Aveiro celebra o 14º aniversário da vitória do SIM no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

A Juntas relembra que a campanha pelo SIM começou em Aveiro, no centro de congressos, precisamente porque o tribunal da cidade era um dos principais tribunais do país onde se julgavam e se condenavam mulheres pela IVG.

“Volvidos 14 anos sobre essa vitória contra o conservadorismo e a opressão das mulheres, a sociedade portuguesa está melhor. Antes da despenalização da IVG, o aborto clandestino era a terceira maior causa de morte das mulheres em Portugal. Hoje existe mais saúde pública, mais segurança e mais planeamento familiar”, refere o Juntas.

No momento em que assinala a data, o movimento feminista diz que outras lutas permanecem atuais.

“Mas a luta feminista não acaba enquanto ainda persistirem resquícios desse conservadorismo patriarcal na sociedade. O mesmo conservadorismo e injustiça que condena as mulheres à dupla jornada de trabalho, a salários diferentes por trabalho igual, ao assédio e à violência doméstica”.