Mobilização Climática Global agendada para dia 25 de setembro.

2020-08-28 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Há nova Mobilização Climática Global agendada parra dia 25 de setembro de 2020.

É a resposta ao apelo internacional do movimento Fridays For Future, o Salvar o Clima.

Vários movimentos, coletivos e associações convocam uma mobilização por justiça climática em Portugal.

À semelhança do que aconteceu na passada Greve Climática Global de 27 de Setembro de 2019, a organização quer que este protesto una vários movimentos e várias vozes, construindo este processo com diferentes setores da sociedade civil.

Aveiro foi uma das cidades que registou mobilização.

“Depois das mobilizações de 2019 e dos protestos online de 2020, continua a não se verificar uma resposta suficientemente ambiciosa face à ameaça iminente da crise climática. A profunda crise climática não desacelera e as ondas de choque do Covid-19 agravam os impactos desta, expondo as fragilidades deste sistema e deixando milhares à beira do desemprego, da precariedade e da pobreza”, referem os movimentos.

Os promotores dizem que a solução da crise climática exige uma transição energética justa, que reconfigure os meios de produção baseados em fósseis, garantindo soberania energética e democracia produtiva e que crie empregos dignos, possibilitando empregar centenas de milhares de pessoas em serviços públicos.

Transição energética, fim das concessões para explorar combustíveis fósseis em Portugal; investimento e eletrificação da ferrovia; criação de um setor público que lidere o processo de produção de energia renovável; cancelamento de quaisquer grandes projetos que acarretem um aumento de emissões de gases com efeito de estufa; acesso equitativo a água potável e a alimentos, assim como pelo acesso à habitação de qualidade a toda a população são medias propostas pelos coletivos em Portugal.