Ministro do Ambiente visita obra de proteção da costa em Ovar.

2015-05-23 09:40

Categoria: 

Concelho: 

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, visita este sábado, as obras de defesa da costa no Concelho de Ovar, realizadas no último ano. Estas intervenções surgiram na sequência das intempéries registadas no inverno de 2013, que obrigaram a uma intervenção de emergência, e do previsto no Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral 2012/2015. O concelho de Ovar foi fortemente atingido pela erosão costeira, integrando os cerca de 25% da orla costeira continental mais vulnerável a esta tendência.

A nível nacional regista-se tendência erosiva ou erosão confirmada em cerca de 232 km, existindo um risco potencial de perda de território em 67% da orla costeira.

As intervenções agora concretizadas surgem no âmbito do Plano Nacional de Proteção e Valorização do Litoral, que estabelece como prioridades a adaptação às alterações climáticas, a gestão sistémica de sedimentos, assim como o reforço dos instrumentos de planeamento e de monitorização e o reordenamento costeiro.

O Ministério assume que espera tirar partido dos 200 milhões de euros previstos no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos que estarão disponíveis até 2020, para intervenções estruturais de proteção costeira, sendo que, até 2050, está previsto um investimento de 750 milhões através de ações de planeamento e proteção, elaboração de cartas de risco, alimentações artificiais de praias e monitorização da costa portuguesa.