Milhares de pessoas caminham contra o cancro da mama em 7 cidades da região centro.

2019-09-26 16:06

Categoria: 

Concelho: 

As expectativas são as melhores. Mais de 10 mil pessoas são esperadas a participar nas caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®”, iniciativa de sensibilização para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Doença mata 1.500 mulheres por ano.

A iniciativa, intitulada "Pequenos Passos, Grandes Gestos®" (PPGG), na sua 10ª edição, é realizada sempre no Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama. Até à edição de 2019, inclusive, estas caminhadas reuniram cerca de 80 mil participantes e foram angariados aproximadamente 342 mil euros (valor que equivale à compra de 2 mamógrafos de última geração, equipados com tomossíntese, ou a 2 anos de apoio material, psicológico e jurídico do doente oncológico e família). A iniciativa PPGG decorre no próximo dia 5 de outubro (sábado).

A cerimónia de lançamento da 10ª edição das Caminhadas PPGG foi apresentada ontem, 25 de setembro, no Museu Nacional de Machado de Castro (Capela) e contou com a presença de Ana Alcoforado (Museu Nacional de Machado de Castro); Isilda Pegado (Europa Donna Portugal); Natália Amaral (Liga Portuguesa Contra o Cancro); Olga Braz Pereira (Movimento Vencer e Viver da LPCC); e Sónia Silva (Unidade de Voluntariado da LPCC). Falou-se de esperança, mas sobretudo da importância que o evento tem para a desmistificação da doença e o seu contributo para a diminuição do estigma associado ao cancro.

Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), as caminhadas realizam-se simultaneamente em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.

Trata-se de uma ação comunitária de tomada de consciência da população para os benefícios da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e familiares.

As caminhadas marcam o arranque das atividades do mês de outubro - Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, este ano enquadradas também no âmbito da Europa Donna Portugal*.

A iniciativa é precedida, nos vários locais de realização, de várias atividades de animação e terminam num ambiente de confraternização, sendo feito o apelo à participação de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. A inscrição tem o valor de cinco euros, que revertem na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da LPCC, e que confere o acesso a um kit caminhada** (t-shirt, água e folhetos informativos).

Nesta 10ª edição é ainda lançado o apelo a todas as sobreviventes anónimas que se juntem à iniciativa e aceitem usar um lenço rosa que será oferecido, como símbolo de superação.

As caminhadas ocorrem nas sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento deste movimento de entreajuda, que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.

Recorde-se que o trabalho do Movimento Vencer e Viver se baseia no contacto pessoal entre uma mulher que está a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária que já passou por uma situação semelhante. Entre os seus objetivos estão “o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher”.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.