Mealhada à procura das "4 maravilhas".

2022-09-02 15:25

Categoria: 

Concelho: 

A Mealhada anuncia a abertura de novo concurso para a marca “4 maravilhas da Mealhada”.

É já a partir desta segunda, dia 5 de setembro, que a marca "Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" abre novo período de candidaturas.

Restaurantes, hotéis, cafetarias, assadores e padarias poderão renovar ou candidatar-se pela primeira vez às insígnias do projeto promove a qualidade e excelência dos principais ícones da Mesa da Mealhada.

O prazo de candidaturas decorre até 1 de outubro.

Este novo período de candidaturas visa renovar a marca e alargar o universo de estabelecimentos que a possam ostentar durante o período 2022/ 2024.

Podem concorrer todos os estabelecimentos do concelho da Mealhada possuidores de licença de utilização ou exploração ligados à produção, confeção e venda dos quatro produtos “estrela” da gastronomia mealhadense: água, pão, vinho e leitão.

“Pretendemos, deste modo, preservar e valorizar o nosso património gastronómico, perpetuar o saber fazer deste território e transmitir ao consumidor uma garantia de qualidade. Garantir ao cliente que, quando escolhe um local que ostenta a insígnia da marca, esse agente económico assume o compromisso de cumprir os preceitos que garantem um produto de qualidade e de excelência”, explica Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

“Defendemos que esta é a via para reforçar o posicionamento da Mealhada enquanto destino gastronómico e contribuir para o alcance dos objetivos da estratégia regional no que respeita à valorização da oferta turística e promoção dos produtos singulares”, sublinha a autarca.

O processo de avaliação de candidatura inclui visitas aos locais por parte do júri, composto por um painel que inclui entidades como a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (que preside), o Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação dos Escanções de Portugal, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Turismo do Centro de Portugal e Ana Paula Pais, a título de convidada.