Mau Tempo: ‘Rio atmosférico' a partir do final da tarde de hoje.

2021-10-28 15:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Tempo “seco e ameno” dos últimos dias vai dar lugar a “tempo chuvoso e a uma descida gradual” das máximas entre quinta-feira e domingo, avisa o IPMA.

O estado do tempo em Portugal continental deve sofrer “uma alteração significativa” com chuva e descida gradual das temperaturas máximas, avisou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso e a uma descida gradual das temperaturas máximas, entre os dias 28 e 31 de Outubro [entre quinta-feira e domingo], informa o IPMA referindo-se à mudança do estado do tempo em Portugal Continental.

A previsão meteorológica aponta para o enfraquecimento da região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, o que permitirá “as passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como ‘rio atmosférico'”.

“Esta situação meteorológica deverá originar precipitação persistente na generalidade do território e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial nas regiões do litoral Centro e Sul, onde os impactos poderão ser significativos”, indicou o IPMA.

 

 

 

 

 

 

 

Foto: J Sol