Mau tempo: Aveiro em aviso laranja com passagem a aviso vermelho devido à agitação marítima na noite de terça-feira.

2023-01-16 14:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Distrito de Aveiro é um dos que vão entrar em aviso vermelho devido ao mau tempo.

Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga entram em aviso a partir das 21 horas de terça-feira e por um período que vai até à manhã de quarta.

Já estavam em aviso laranja mas o sistema de aviso agrava-se devido à agitação marítima.

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental a partir desta tarde e até às 18h00 de quinta-feira, dia 19 de janeiro.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 15 segundos.

São esperados ventos provenientes do quadrante Noroeste, com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 135km/h.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Já por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas, o IPMA colocou os distritos de Aveiro, Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Coimbra e Braga sob aviso amarelo, entre as 21h00 de segunda e as 3h00 de terça-feira.

Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança também estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima de 800/1.000 metros, descendo a quota a partir do final da tarde para os 500/700 metros entre as 6h00 de terça-feira e as 3h00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de chuva por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas entre as 0h00 e as 3h00 de terça-feira.

A Proteção Civil aconselha a cuidados para minimizar efeitos do mau tempo que se vai verificar nos próximos dias.

Sugere que seja evitada a exposição prolongada ao frio e atenção aos sistemas de combustão dentro das habitações.