Máscaras recolhidas em Albergaria-a-Velha dão origem a cruzetas para a roupa.

2022-01-27 16:48

Categoria: 

Concelho: 

Após a criação das decorações de Natal no âmbito do projeto ToBeGreen, foi desenvolvido mais um produto feito a partir de máscaras recicladas recolhidas nos diversos pontos derecolha em Albergaria-a-Velha.

As cruzetas para a roupa, apresentadas à Câmara Municipal esta semana, são mais uma prova de que a economia circular é fundamental nos dias de hoje, transformando o que iria para o lixo num novo objeto útil e funcional.

A decisão de criar cruzetas com as máscaras depositadas nos pontos de recolha deveu-se à necessidade de encontrar uma solução sustentável de arrumação para a grande quantidade de roupa recebida nas Lojas ToBeGreen.

Seguindo a lógica da economia circular, em vez de continuar a comprar novas cruzetas de madeira para pendurar a roupa, optou-se por criar um produto a partir do material existente destinado à reciclagem.

Assim, nas lojas ToBeGreen, a filosofia de dar uma vida nova a peças antigas é levada à letra em todos os itens disponíveis.

As cruzetas são feitas a partir de material 100% reciclado, incluindo na sua composição, além das máscaras recicladas, o polipropileno retirado de sacos de transporte recolhidos junto dos CTT.

Ao todo, já foram feitas 5 mil cruzetas que, brevemente, serão também disponibilizadas na aplicação de troca de vestuário ToBeGreen, que já conta com 506 peças ao dispor dacomunidade.

Assim, quem tiver pontos acumulados pela entrega de roupa na loja e não queira trocá-los por outras peças, poderá sempre “adquirir” as cruzetas para usar em casa. Se a cruzeta se danificar por qualquer razão, ela poderá ser entregue na loja e trocada por outra, já que há sempre um reaproveitamento do material.

No Verão, está prevista a criação de outros produtos feitos a partir de materiais reciclados e que estarão, igualmente, disponíveis na aplicação.

No Concelho, as pessoas podem colocar as suas máscaras descartáveis nos seguintes pontos de recolha: Escola Secundária de Albergaria-a-Velha; Escola Básica de Albergaria-a-Velha; Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha; Armazéns da Câmara Municipal; Conservatório de Música da Jobra; Associação de Infância Dona Teresa - Creche "O Cogumelo”; Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha; Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; Associação Social para Idosos com Vida; e Loja ToBeGreen no Centro Coordenador deTransportes de Albergaria-a-Velha.

Nestes pontos de recolha não devem ser colocados outros resíduos além de máscaras, dado que o lixo misturado complica o processo de seleção e tratamento.