Marinha recupera, ao largo de Aveiro, planador subaquático.

2021-09-10 15:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Marinha Portuguesa conseguiu recuperar ao largo de Aveiro um planador subaquático que estava perdido.

Na manhã de quarta-feira, a Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias informou o Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha Portuguesa de que um planador subaquático (também conhecido como ocean glider) pertencente àquele centro de investigação, se encontrava com avaria e à deriva, a cerca de 60 milhas náuticas (111 km) a oeste de Aveiro.

Este planador subaquático estava empenhado no âmbito do projeto europeu iFado e iria seguidamente colher observações entre Aveiro e Sines no âmbito de outro projeto europeu, o EuroMarine Robots, numa parceria entre o PLOCAN e o IH.

A Marinha Portuguesa empenhou o NRP Setúbal com uma equipa técnica do IH a bordo, para proceder à deteção e recuperação do planador.

Este sistema, para além da elevada contribuição que este sistema tem proporcionado à observação do mar, encontrava-se em risco de abalroamento por estar à superfície nas proximidades dos corredores de tráfego marítimo.

Na madrugada de hoje, 10 de setembro, o navio da Marinha viria a detetar e recuperar o planador com sucesso.

Seguidamente, este sistema será entregue no Centro de Instrumentação Oceanográfico do IH, onde juntamente com uma equipa do PLOCAN se tentará proceder à sua reparação para que possa prosseguir com a missão inicialmente planeada.