Marinha assinala o 20º aniversário da recuperação da fragata D. Fernando II e Glória.

2018-05-03 11:16

Categoria: 

Concelho: 

Passam 20 da data de reconstrução da Fragata D. Fernando II e Glória em Aveiro pelas mãos de mestre Alberto Costa e a marinha assinala este marco na história deste navio que foi o último ao serviço da Marinha Portuguesa a navegar exclusivamente à vela.

A reconstrução da fragata ocorreu na sequência de um incêndio que deflagrou a bordo, em abril de 1963, durante a reparação de um tanque de gasóleo.

Quando se procediam a trabalhos de soldadura, alguns materiais em chamas caíram no pavimento de madeira, originando, assim, um incêndio de grandes proporções.

O trabalho desenvolvido pelo mestre que faleceu em 2015 gerou grande estusiasmo no público que no dia do bota abaixo acorreu em grande número à zona do Tirtife, em Aveiro, tendo o Governo marcado presença.

Durante 29 anos, a Fragata D. Fernando II e Glória esteve parcialmente submersa no rio Tejo, tendo-se iniciado o restauro no estaleiro Ria Marine, em Aveiro em 1992.

A exposição temporária ilustra todo o processo de reconstrução, que teve a duração de cinco anos, desde o incêndio até à sua abertura ao público na Expo 98.

A exposição estará em exibição na Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, de 5 de maio até 1 de outubro de 2018 e estará inserida no percurso normal da visita.