Marcelo Rebelo de Sousa apoia projeto de valorização rural "Há festa na aldeia".

2018-05-11 07:27

Categoria: 

Concelho: 

Há Festa na Aldeia reconhecido com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o primeiro evento do ano será em Vilarinho de São Roque no concelho de Albergaria.

O HFA, iniciativa de dinamização rural, procura ajudar a construir valor em conjunto com as comunidades, Municípios e Associações. O território rural é heterogéneo, diversificado e fisicamente disperso. “É por isso necessário encontrar as sinergias certas e os pontos de unidade para que se cumpram os objectivos de promoção do turismo e combate ao isolamento”, refere a organização.

Este ano, Há festa em oito aldeias do norte e centro do país. O trabalho de capacitação realizado até aqui vai ser apresentado em eventos culturais em cada um dos territórios, entre Junho e Outubro.

O primeiro festival acontece já nos dias 9 e 10 de Junho em Vilarinho de S. Roque, Albergaria-a-Velha, e vai contar com mostras de gastronomia, artesanato, teatro, cinema, exposições e muita música.

“É de salientar o estudo da avaliação do impacto social desta iniciativa para os beneficiários, que tem vindo a comprovar o resultado positivo das acções realizadas e permite ajustar as propostas ao cumprimento dos objectivos”.