Mar Film Festival apresenta programa com documentário sobre migrações.

2019-04-09 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Três dias de mar no cinema com documentários sobre temas que estão na ordem do dia.

A crise de imigrantes em Lampedusa, a antestreia de uma série documental de imagens subaquáticas portuguesas e uma mesa redonda que funde o mar, a literatura e o cinema, com a participação de Ana Margarida de Carvalho, Rodrigo Areias e Abílio Hernandez Cardoso, são propostas do Mar Film Festival.

É esta a proposta da terceira edição do Mar Film Festival, que se realiza nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo.

O festival abre com a antestreia da série documental “Mar, a última fronteira”, de Nuno Sá, cameraman subaquático, que realiza uma expedição por Portugal continental, Açores e Madeira, procurando mostrar aos portugueses e ao mundo que o país tem uma vida marinha comparável aos melhores sítios do planeta.

O dia 26 de abril continua com longas-metragens, tanto de ficção, como de documentário. “Terra franca”, de Leonor Teles, acompanha as contingências da vida de Alberto Lobo numa antiga comunidade piscatória à beira Tejo; em “A ver o mar”, Ana Luísa Oliveira, André Puertas e Sara Santos mostram o fascínio de várias gerações pelo oceano, mesmo sem sair do carro. “Com paixão”, de James Marsh, conta a aventura de um velejador que decide participar numa exigente regata à volta do mundo.

A abertura oficial do festival, às 21h30 de dia 26, será marcada pela exibição de “Hálito Azul”, documentário em torno da freguesia piscatória da Ribeira Quente na ilha de S. Miguel, nos Açores.

O dia seguinte, 27 de abril, começa com “Portugal tem lata”, de Rui Pregal da Cunha e João Trabulo - um documentário sobre a indústria de conservas de peixe e a atual valorização deste produto.

O sábado continua com o clássico de John Huston, “Moby Dick”, com a famosa busca do Capitão Ahab pela baleia branca; seguindo-se “A rebentação”, de Paulo Fajardo, sobre as tradições da Arte Xávega, na Praia da Tocha.

Ainda durante a tarde, exibe-se “Submersos”, o mais recente filme de Wim Wenders, sobre uma história de amor e aventura passada na Normadia. Já à noite, “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosi, aborda a atual temática da crise de imigração em Lampedusa.

A manhã de domingo é para os mais jovens, com “As aventura de Tintin. O segredo do Licorne”, de Steven Spilberg. Depois do filme, segue-se uma oficina de cinema de animação para crianças.

Além de todos os novos filmes de ficção e documentário, uma das grandes novidades da edição 2019 é a mesa redonda “O mar entre a literatura e o cinema”, que se realiza no dia 27 de abril, às 17h00, com a participação da escritora Ana Margarida de Carvalho, do realizador Rodrigo Areias e de Abílio Hernandez Cardoso, docente na Universidade de Coimbra, moderados por Ana Paula Medeiros.

O programa do Mar Film Festival inclui, ainda, a exibição dos filmes participantes no concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière” e no concurso escolar de entrevistas “Memórias de RiaMar”.

Nesta edição do festival, a secção de retrospetiva “O Cais do Nosso Olhar” destaca o realizador Manuel Paula Dias, cujas obras “Sal, duro sal” e “Vivinha da Costa” serão exibidas no dia 26 de abril às 14h30.