Mais de 700 jovens discutem a ecologia, saúde mental e o futuro da igreja no Dia mundial da juventude.

2022-11-22 16:28

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 700 jovens discutem a ecologia, saúde mental e o futuro da igreja no Dia Mundial da Juventude

No passado sábado, dia 19 de novembro, o Departamento Pastoral Juvenil de Aveiro (DPJA), em parceria com o Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro, realizou a trigésima quinta edição do Dia Mundial da Juventude (DMJ).

O encontro juntou mais de 700 jovens no Arciprestado de Estarreja-Murtosa.

Cerca de 400 participantes tinham entre os 14 e os 30 anos, a que se juntaram mais de 300 participantes entre os 14 e 15 anos (a vivenciar, igualmente o Dia Diocesano do Adolescente), sendo para a maioria deles o primeiro Dia Mundial da Juventude das suas vidas.

Num dia repleto de atividades, os jovens foram acolhidos pela Banda Visconde de Salreu seguida de uma oração e acabando a manhã com Talk’s sobre diversas temáticas.

O grupo dos 16 e 17 anos aprendeu mais sobre a ecologia do mundo e o cuidado que se deve ter nas redes sociais.

Já os jovens dos 18 aos 23 anos estiveram numa palestra sobre fazer bem ao outro e como cuidar melhor da sua saúde.

A palestra do último grupo, de jovens dos 24 aos 30 anos foi focada no futuro da Igreja e como cada jovem pode contribuir para a evolução da mesma.

Depois do almoço foi a vez da Praça dos Talentos entrar em ação com muita animação e música.

Desde uma aula de zumba, a uma dinâmica sobre escutismo e missões, passando por ajudar o colega do lado a calçar-se de novo, sendo tudo possível nesta praça que criou uma energia indescritível.

Com a aproximação da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, não poderia faltar o momento “Rumo à JMJ”, com testemunhos, partilhas e informações destinadas à JMJ, nomeadamente o calendário, preço e programa.

O Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro revelou que “juntamente com os outros bispos do país já se inscreveu na Jornada Mundial da Juventude 2023” e que, durante esse momento, no seu pensamento, “estiveram todos os jovens de Aveiro que com ele vão viver esta Jornada única”.

A festa prosseguiu com a atuação da banda AURA, do distrito de Aveiro que proporcionou aos jovens presentes um momento de concerto-intimista que colocou todos a cantar em uníssono.

O final do concerto deu início ao caminho para a fé, caminho até à eucaristia que fechou o Dia Mundial da Juventude na Diocese de Aveiro.

Na homília da eucaristia, celebrada pelo Bispo de Aveiro, o mesmo lançou aos jovens o desafio de “quererem construir um mundo melhor com as suas ações” e pediu que cada um respondesse em silêncio à pergunta “e se Jesus me chamar para fazer caminho e missão pela Igreja?”.

O encontro realizou-se no Parque da Saldida, na cidade da Murtosa, contando ainda com a presença de quase três dezenas de oradores e voluntários, e com o apoio logístico do Município da Murtosa.