Livro 'Aveiro, cidade sustentável: EduCITY' quer ligar cidadãos ao património sustentável.

2022-11-14 17:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

É um projeto que é mais do que a associação da tecnologia com a cidade.

O EduCITY apresenta-se em livro e, para breve, promete o desenvolvimento da app 'EduCITY', para Android e iOS, assim como a respetiva plataforma web de criação de jogos e a criação um sistema interativo que permite a partilha de informação a partir dos 'passeios na cidade'.

Ideias explicadas no livro que relata todo o processo da app EduCITY e que acentua a sua aposta na sustentabilidade e consciência ambiental na comunidade.

Trata-se de uma obra "fortemente ilustrada", que pretende ser impulsionadora da construção de jogos e da exploração da app EduCITY.

A cidade torna-se um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de mudanças sustentáveis.

Lúcia Pombo, coordenadora da equipa de investigadores do projeto EduCITY, da Universidade de Aveiro, realça essa presença interativa como uma das marcas fortes da aplicação. (com áudio)

João Ferreira-Santos, Julia Draghi, Lísia Lopes, Margarida M. Marques, Myriam Lopes, Patrícia Sá, Pedro Beça, Rita Rodrigues, Rita Tavares, Rosa Pinho, Sofia Ribeiro, Sónia Rodrigues e Vânia Carlos são os autores da obra. 

A coordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Helena Araújo e Sá, afirma que ser cientista hoje obedece a lógicas completamente diferentes das do passado. (com áudio)

A obra, editada pela UA-Editora, foi totalmente financiada por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara, marcou presença no evento para destacar os impactos positivos e duradouros da ação. 

O autarca espera que venha a marcar diferenças no conhecimento e na formação dos cidadãos. (com áudio)