Lares com dificuldade para cumprir Planos de Contingência. Rotação de pessoal é o maior problema. (notícia actualizada)

2020-03-24 18:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ocorrência de casos de infeção por Covi19 em lares de terceira idade traz à tona o drama das instituições para encontrar pessoal alternativo em caso de rotação e o setor social diz que está exposto um dos problemas mais sentidos nas instituições.

Entre baixas e recolhimento para assistência à família, agravado pelos casos de quarentena, os lares enfrentam limitações sérias no quadro de pessoal que só um voluntariado consegue colmatar.

Alejandra de Almeida, assistente social em Vagos, deu o testemunho no programa da manhã da Terra Nova.

“É um problema que na minha perspetiva tende a agravar-se. Quem trabalha com idosos, como eu, sabia que as medidas que o Governo apresentou nos planos de contingência nem sempre são exequíveis.

Para além das questões de saúde e sociais com idosos ressurgem outros temas como a violência doméstica.

“Na nossa comunidade para além dos prolemas que estão a sobressair há problemas como a violência doméstica, alcoolismo e o isolamento dos idosos sem qualquer tipo de suporte familiar.

Acho que são as situações com tendência a agravar”.

Nestes casos, a denúncia surge como a única forma de atuar.

“Quem tiver conhecimento destas situações, seja qual for, que peça ajuda. De alguma forma neste momento estão a ser reunidas condições em todos os concelhos para dar resposta no apoio social”.

Falou ainda da importância dos cuidados a ter para quebrar o ciclo de transmissão da infecção na comunidade. (com áudio)