Laboratório do Envelhecimento (Ílhavo) e turismo digital (Aveiro) são projetos finalistas do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável.

2022-11-24 15:23

Categoria: 

Concelho: 

O laboratório do envelhecimento de Ílhavo e Digital Travel for Senior Citizens: 360° Virtual Tourism (Aveiro) são projetos finalistas do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável.

São 11 os projetos finalistas da edição de 2022 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.

Foram admitidas a concurso 130 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 13 da categoria Conhecimento+, 32 da categoria Saúde+ e 85 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 113 entidade provenientes de 58 municípios.

Os vencedores serão revelados no 9º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorrerá no dia 06 de dezembro de 2022, em Coimbra.

Com esta atividade, a CCDRC, no contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro.

Na edição atual, uma das inovações introduzidas ao Prémio foi a divisão da categoria VIDA+ em duas subcategorias: Participação e Aprendizagem. Entendeu-se, assim valorizar o aspeto da aprendizagem na população mais velha, contribuindo também dessa forma para combater o estigma do idadismo.

As 11 boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+

Digital Travel for Senior Citizens: 360° Virtual Tourism (Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, DigiMedia);

Laboratório do Envelhecimento (Maior Idade - município de Ílhavo);

Plataforma digital de aconselhamento personalizado de atividade física em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) (Instituto Politécnico de Leiria e Universidade de Aveiro).

 

Categoria Saúde+

Comissão de Proteção do Idoso em Risco (município de Vila de Rei);

Mais Alternativas Sénior (Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz);

Unidade de Osteoporose do Centro Hospitalar Baixo Vouga (Centro Hospitalar Baixo Vouga).

 

Categoria Vida+

5.0 – cinco ponto zero: Programa de Capacitação para o Empreendedorismo (Fundação Bissaya Barreto e Instituto Pedro Nunes);

Bicicletas dos Sorrisos (Mais Feliz Associação);

Círculo de Cuidados (RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural)

Estou Cãotigo (ABAADV - Associação Beira Aguieira de apoio ao deficiente visual);

Projeto (S)Em Retaguarda (Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira)