Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas apresenta kit para cidade mais "familiar".

2020-08-13 09:39

Categoria: 

Concelho: 

A cidade como laboratório é uma ideia que investigadores querem ver concretizada em Aveiro.

Começam a ser conhecidas as propostas candidatas ao orçamento participativo de Aveiro e o desenho das novas cidades pós-pandemia surge como um dos destaques.

Inspirado em modelos já em prática noutras cidades e objeto de estudo no Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P – há ideias que promovem soluções que testem esse uso alternativo com mais espaço para os cidadãos no espaço público.

É o caso do projeto “kit nossa rua” que propõe o encerramento temporário de algumas ruas da cidade e município de Aveiro (ao fim de semana) para experimentar a instalação de elementos de um kit "vida urbana", envolvendo os moradores e os comerciantes.

Iniciativa de Gil Moreira,Catarina Isidoro, Desirée Poço Seixas, José Carlos Mota, Ana Pedrosa e Isabella Rusconi gerada no âmbito do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P.

O projeto consiste na execução de um kit que permita a ocupação temporária de espaços públicos com funções relacionadas com a arte, cultura, ciência e tecnologia em resposta a necessidades da comunidade.

Esta iniciativa inspira-se em projetos internacionais (na foto) que experimentam novos modelos urbanos menos motorizados, com aposta na animação do comércio de rua, mais esplanadas e menos carros.

Modelos que assumem soluções amovíveis como forma de testar a reação dos cidadãos a uma partilha mais próxima e mais "lenta" do espaço público.