Laboratório de Cidadania Cultural mostra resultados do projeto e apela à continuidade.

2023-04-14 08:27

Categoria: 

Concelho: 

O LABIC Aveiro mostra os resultados finais do laboratório de Cidadania Cultural em gala marcado para este sábado.

Jovens africanos organizam o evento que celebra os resultados alcançados neste projeto financiado pelo Portugal Inovação Social.

“To be continued” é o nome do evento de celebração que vai acontecer este sábado, pelas 17h, na Casa do Estudante da AAUAV.

Uma forma de apelar à manutenção do projeto.

Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para a integração académica, social, cultural e profissional dos jovens estudantes africanos que residem em Aveiro, sobretudo os da Universidade de Aveiro.

Após um ano de trabalho, no qual foram desenvolvidas várias tarefas de "diálogo, conhecimento e ação", que conduziram à implementação de seis projetos de inovação comunitária, há um caminho novo para os 36 jovens proponentes dos PIC e para os mais de 1.000 participantes nos vários eventos e atividades realizados.

Durante estes meses, foi possível experimentar a integração social e cultural através das artes, do desporto e do acolhimento, mostrando como os diálogos, as expressões artísticas e os convívios "aproximam e criam sentido de pertença".

Foram também construídas pontes para uma integração académica, através de modelos de colaboração e interajuda em domínios essenciais do conhecimento e da aprendizagem – do uso do computador, ao ensino do português de Portugal – matérias essenciais para prevenir o abandono escolar.

Por último, foi possível validar como a gastronomia e o empreendedorismo africanos podem ser uma inspiração para novas respostas de empregabilidade e de integração profissional.

Os parceiros assumem “orgulho” pelo resultado alcançado enquanto ilustração do “potencial do trabalho de inovação social e cívica que os laboratórios permitem criar, oferecendo novas respostas para os problemas societais complexos, como é o da integração de migrantes”.

A Gala final do LABIC Aveiro é momento de agradecimento e apelo de continuidade que enviam às entidades financiadoras (Grupo Prifer e Portugal Inovação Social) e promotoras deste projeto (Universidade de Aveiro, Fundação Aga Khan, Associação Mon na Mon, AIDA Câmara de Comércio e Indústria).