Juntas promove concentração contra cultura "violência machista".

2019-11-21 18:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento Feminista de Aveiro (Juntas), membro integrante da Rede 8 de Março, prepara uma manifestação na Praça Joaquim de Melo Freitas, na próxima segunda, às 18h30, para lembrar todas as mulheres que foram assassinadas e por todas as mulheres que todos os dias sofrem “abusos, agressões, violações e outras expressões de violência machista”.

“Levantamos a voz contra uma justiça machista que insiste em revitimizar as vítimas e desresponsabilizar agressores com decisões judiciais que negam sistematicamente as violências machistas perpetradas contra as mulheres”.

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o movimento Juntas relembra meio milhar de mulheres assassinadas desde 2004.

Em 2019, há já 33 mulheres assassinadas às mãos de homens.

“Os números até agora registados em Portugal obrigam-nos a uma forte reflexão sobre a realidade da violência machista, tão profundamente enraizada na nossa sociedade, e o porquê de ela continuar num crescendo. É essencial tornar o espaço público, a escola, o local de trabalho seguro para as mulheres, livre de assédio e de abuso. São necessárias respostas na prevenção da violência machista e no apoio a mulheres vítimas”.

“Dia 25 de Novembro um pouco por todo o mundo estamos todas convocadas, a uma jornada de luto, mas também de luta. Saímos à rua pelo fim da violência de género, pelo fim de todas as violências exercidas sobre mulheres”.