Junta de Eixo Eirol pede respostas da Câmara de Aveiro sobre recolha de animais errantes da via pública.

2018-03-24 11:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de Eixo-Eirol diz que viver sem canil já não é fácil mas viver sem um protocolo procedimental de boas práticas tudo fica mais complicado nos cuidados com os animais errantes.

Posição assumida na última noite com a Junta de Freguesia a apelar a um plano que atenue a ausência de um canil municipal. Diz que neste momento a Câmara de Aveiro “não faz nem deixa fazer”.

O executivo da Junta, de maioria socialista, está a reunir com Partidos, mormente o Partido Socialista e o PAN (Pessoas/Animais/Natureza) bem como com associações cívicas.

Revela que têm existido situações em que a Junta recebeu apelos para intervir e cumpriu com o pedido mas sem ver a sua posição respeitada. Resposta à presença de uma matilha de cães e a acidentes que aconteceram na freguesia.

“A pedido da GNR, os colaboradores da Junta de Freguesia retiraram o cadáver do animal da via, e abandonaram o local. Reforça-se, mais uma vez, que este procedimento (recolha do cadáver) não é da competência da Junta, mas sim da Câmara Municipal. No entanto, por questões de Saúde Pública, e respeito pelo animal, os colaboradores retiraram o cadáver, que foi enterrado em terrenos da Junta de Freguesia. No dia seguinte, um terceiro elemento da Junta, ao passar no local do acidente, verificou a existência de um animal morto, que foi igualmente recolhido e enterrado em terrenos da Junta de Freguesia”.

Revela ainda que está a trabalhar no financiamento da esterilização de animais. “Face à inação da entidade competente, e na tentativa de minorar o problema, no dia 1 de março de 2018, em reunião pública da Junta de Freguesia, foi deliberado suportar o custo da esterilização de 6 animais, em condições específicas, e descritas na ata da reunião”.