Judo aveirense reconhecido em Gala da Federação.

2022-12-12 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro a merecer distinção na Gala da Federação Portuguesa de Judo.

O convento de São Francisco, em Coimbra, foi o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Judo para a sua Gala, sendo que neste ano se comemorou a seu 63º aniversário.

Num momento em que já é hábito a reunião da comunidade judoca nacional, é também momento para se distinguir algumas personalidades nas mais diversas vertentes da modalidade.

Subordinada ao mote “Inclusão”, tal como havia sido na comemoração do Dia Mundial do Judo, esta Gala foi inclusiva do primeiro ao último minuto, com a presença de uma tradutora de Língua Gestual Portuguesa, durante toda o evento.

A Associação Distrital de Judo de Aveiro esteve presente neste evento com o Vice-Presidente, Alexandre Vieira, e o Vogal da Direção José Pinto.

Também estiveram presentes os representantes do clube eleito para a Assembleia Geral da FPJ por Aveiro, Pedro Lima e Joaquim Lima ao passo que José Nunes e José Vieira estiveram presentes pelos seus cargos dos órgãos sociais da FPJ.

Para além destes, também estiveram presentes outros elementos da ADJA que foram homenageados durante a Gala.

O reconhecimento, através da atribuição do Diploma de Mérito Desportivo, foi feito a Paulo Lino e António Gomes, ambos atletas da CERCIAG, pela sua prestação no Campeonato do Mundo de JuDown.

Este Campeonato do Mundo que decorreu na Madeira, destinado a atletas portadores de Síndrome de Down, e onde os atletas de Águeda conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze, para além de um bronze por equipas, foi o motivo para este reconhecimento.

Também foi atribuído um Diploma de Mérito a Nuno Vieira enquanto ex-dirigente da Associação Distrital de Judo de Aveiro, pelo seu trabalho à frente da direção cessante, principalmente no período pandémico.

Já António da Costa subiu ao “palco” para dois momentos de reconhecimento.

O primeiro para lhe ser atribuído o Diploma de Reconhecimento, pelo trabalho desenvolvido com jovens portadores de Síndrome de Down, principalmente pelo seu papel de treinador da seleção nacional no Campeonato do Mundo que decorreu na Madeira.

O segundo momento foi a atribuição da graduação de 5ºDAN, que só veio reforçar o trabalho desenvolvido em prol do Judo e todo o conhecimento que vem acumulando.

Com esta graduação o atleta/treinador de Aveiro, aos 40 anos, iguala as mais altas graduações existentes em Aveiro, de 5ºDAN.