Jovens vigiam a floresta em Oliveira do Bairro.

2019-08-07 10:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Arrancou esta semana o projeto “Operação Verde 2019’’, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e Juntas de Freguesia do concelho, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.

Os voluntários, que têm direito a uma bolsa diária no valor de 12€, estão divididos em equipas de dois elementos, cabendo a cada equipa uma área florestal específica do Concelho de Oliveira do Bairro.

De bicicleta e a pé, os jovens vão percorrer as suas áreas de forma a identificar situações que possam provocar incêndios ou que sejam prejudiciais para o meio ambiente, como amontoados de resíduos, obstrução e degradação de caminhos florestais, vigilância florestal, focos de incêndio ou até descargas ilegais na floresta e nos rios, para além da sensibilização da população para as medidas preventivas contra incêndios.

Para este programa, que decorre até dia 26 de agosto, tiveram a oportunidade de se inscrever jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, residentes em Portugal, e com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas (inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente).

O Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afetados.

Na sessão de apresentação, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, agradeceu aos jovens por “utilizarem o seu período de férias para fazer voluntariado em defesa da floresta e do ambiente, assumindo um papel importantíssimo na defesa do nosso património natural, uma das riquezas do Concelho de Oliveira do Bairro”.