Jovens de Aveiro desafiados para projetos em comunidade.

2023-01-10 11:23

Categoria: 

Concelho: 

Jovens de Aveiro querem ser protagonistas da Igreja e da sua Comunidade.

O primeiro Encontro com a juventude denominado “Todos vão ouvir a tua voz” dinamizado pelo COD Aveiro (Comité Organizador Diocesano) realizou-se na passada sexta-feira, dia 6 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Num encontro de escuta, partilha e troca de ideias, os jovens tiveram oportunidade de sugerir projetos individuais de melhoria para a Igreja e de debater assuntos fundamentais para a Igreja.

Através de uma aplicação, foi criado um “quadro de ideias” que juntou as respostas às perguntas “O que mudarias na tua Igreja” e “O que mudarias na tua comunidade?”.

Nesse debate, os jovens realçaram a importância de “não perder a essência do que é a Igreja” e de “fazer formação sobre as palavras da Bíblia”, atualizadas ao contexto e à comunidade em que se inserem.

Alguns jovens insistiram mesmo que, apesar de ser necessário a Igreja acompanhar a atualidade e de ser preciso alguma “abertura de ideias”, não se pode esquecer que a Igreja “tem valores inquestionáveis e imprescindíveis”.

Sobre ouvir mais a comunidade e as ideias de que dela partem, os jovens entre os 16 e os 21 anos referiram que é preciso “ouvi-los mais”, já que, “se os adultos não ouvirem os mais novos agora, daqui a uns anos, quando os jovens de agora forem mais velhos, também não ouvirão os mais novos” e deixaram a questão: “Será que é isto que se pretende? Será que é esta a comunidade que se quer construir?”.

Antes ainda de entrarem para o auditório do museu e de começarem os painéis do encontro, cada jovem foi desafiado a criar um projeto com o valor máximo de 500€ e que juntasse os seus amigos, pudesse envolver a sua localidade e que, principalmente, orgulhasse e deixasse feliz o “menino Jesus”.

Durante o encontro, a organização selecionou três projetos: uma rede de oração dinâmica pelas ruas durante a noite, a colaboração das atividades agrícolas em quintais dos moradores de uma localidade e um projeto de formação/esclarecimento, no qual os fiéis pudessem esclarecer as suas dúvidas acerca da doutrina da Igreja e da Bíblia.

Tiago Santos, coordenador da programação do COD e moderador deste encontro, desafiou os proponentes a trabalharem com o COD Programação no próximo meio ano para desenvolverem os três projetos com um orçamento total de 500€.

O próximo Encontro da Juventude, destinado a jovens entre os 21 e os 30 anos está marcado para o dia 17 de fevereiro.