José Rito recupera moliceiro.

2015-05-18 18:41

Categoria: 

Concelho: 

O Museu-Estaleiro da Praia do Branco, na Torreira, está a tratar da recuperação um barco moliceiro. Pelas mãos do Mestre José Rito regista-se a recuperação de uma embarcação. O pintor José Oliveira encontra-se a executar os trabalhos de pintura de painéis noutra embarcação. Estas intervenções podem ser apreciadas por todos aqueles que visitarem, por estes dias, este espaço emblemático do Concelho da Murtosa.

O Museu-Estaleiro da Praia do Monte Branco, propriedade da Câmara Municipal da Murtosa, é um espaço peculiar de conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais, assumindo-se como um verdadeiro museu vivo do património marinhão.

No âmbito do protocolo, formalizado em 2009, com a Câmara Municipal, o Mestre José Rito - o único que, actualmente, exerce de forma permanente a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários aspectos associados à arte que exerce. O Museu-Estaleiro está, de igual modo, aberto a todos aqueles que queiram observar os processos de construção e reparação das embarcações.