João Carlos Sarabando apresenta o livro “Vagos, a gente e a casa bioclimática”.

2022-07-09 07:55

Categoria: 

Concelho: 

Vagos apresenta a nova obra de João Carlos Sarabando.

O livro “Vagos, a gente e a casa bioclimática” tem lançamento este sábado, dia 9 de Julho, pelas 17h, no Largo da Biblioteca Municipal de Vagos.

Este é um livro produzido ao abrigo da candidatura “Em nome do Espírito Santo”, que envolve, numa perspetiva de cultura em rede, os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos.

Nesta apresentação, para além do autor, irá estar presente o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado e o Professor Romeu Vicente da Universidade de Aveiro.

Acerca de “Vagos, a Gente e a casa Bioclimática” diz João Carlos Sarabando ser uma obra que “além de explicitar as bases do “Bioclimatismo Vaguense”, o livro em título levanta questões e fundamenta afirmações ainda hoje incómodas para a cultura do dominante e provocatórias para a sociedade de consumo.

Será que a primazia dada ao fossado Gandarês nas Terras de Vagos não terá passado de um “Cavalo de Troia” do Estado Novo para denegrir os princípios bioclimáticos da sua casa? E que os seus saberes (manifestamente antagónicos aos grandes negócios do consumo, energias e rendas do Estado), não terão transformado num alvo a abater por esse regime e pelo que lhe sucedeu?

No seu espólio contam-se obras como “A Volta ao Mundo 500 anos depois”; “O Mundo é Quadrado”; “Pelo Gosto da Aventura”; “Lumião – Tempos do Arco da Velha”; “As Hienas também choram”, entre outros.

Este evento irá contar com apontamentos musicais de Carolina Pessoa, que irá interpretar fado, acompanhada à guitarra portuguesa por Armindo Fernandes e à viola de fado por Luís Carlos Santos, sendo que acontecerá também uma outra atuação de Catarina Bento ao violino e de Salomé Neves ao piano.