Jacinta e Mónica Ferraz levam percurso de vida para o palco em “Resilience - Resiliency”.

2022-05-10 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Jacinta e Mónica Ferraz partilham o palco pela primeira vez.

O projeto “Resilience - Resiliency” quer mostrar a capacidade de superação e a força para recuperar das adversidades na vida.

Jacinta e Mónica saíram de Portugal, em 2014, à procura de novos mundos, de novas influências, de novas formas de reinvenção de si próprias e, como consequência, a reinvenção do modo de interpretação musical.

Regressam agora a Portugal para, juntas, fazerem um espetáculo único, onde darão um cunho muito pessoal a standards de Jazz, apresentando, também, uma série de temas autorais.

As vozes conjugam-se e transportam para um ambiente de “grande cumplicidade e inovação”.

As cantoras têm um percurso performático idêntico, tendo ambas começado a sua vida profissional muito novas.

Ambas com formação em jazz, juntam-se agora num projeto intimista com vozes e piano, que fará transportar o ouvinte a uma narrativa mesclada, resultado das suas múltiplas vivências dentro e fora de Portugal.

Jacinta, cantora de jazz com carreira internacional, cumpre 30 anos de carreira, com 8 discos editados em nome próprio, estando no momento presente a preparar a saída do seu 9º álbum.

Editou na Blue Note Records e é detentora do único disco de Ouro da história do jazz português - ´Tribute to Bessie Smith´, com mais de 25.000 exemplares vendidos.

Recebeu diversos prémios e nomeações, como a de melhor jovem artista de jazz da Europa em 2007.

Esgotou diversas salas de espetáculos, entre as quais, 9 noites seguidas no teatro São Luiz, em Lisboa e fez a maior tournée de Jazz de sempre em Portugal, com 30 espetáculos esgotados, em apenas 3 meses.

Foi ainda cabeça de cartaz em vários festivais de Jazz da Europa, onde figuraram, juntamente com ela, nomes como Herbie Hancock, Buika, John Lee Hooker Jr., Chucho Valdés, Eliane Elias, entre outros.

A artista da Gafanha da Nazaré foi distinguida, no passado dia 23 de Abril de 2022, com um prémio IPMA (Internacional Portuguese Music Awards), em Rhode Island, Estados Unidos da América, na categoria People´s Choice, tendo tido uma segunda nomeação, para melhor canção, na Categoria de Música Tradicional, com uma versão da música “Formiga no Carreiro”, original de Zeca Afonso.

Do álbum “Luna Bar”, de Jacinta & António Bastos, há duas músicas que acompanham a digressão.

Sinhá, de Chico Buarque e João Bosco, em dueto com Mónica Ferraz e “See the Moon”, de Ondjaki e Ana Dias, em dueto com Joana Gil, fazem parte deste novo projeto.

A digressão arranca a 2 de Junho, na Casa da Música, no Porto, e tem datas confirmadas até final do mês já com um total de 8 espetáculos confirmados, em cidades como Lisboa, Seia, Nazaré e com um ponto de paragem especial no Cascais Jazz a 12 de Junho.