ISCIA recebe formação para nadadores-salvadores. Actividade profissional a tempo inteiro já é possível.

2016-02-05 15:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O auditório do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), recebe um seminário que é promovido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o objetivo de “dar a conhecer em pormenor a nova realidade da assistência a banhistas nas praias e nas piscinas e da actividade formativa da profissão de nadador-salvador”.

A segurança de banhistas "começa na formação e na consciencialização das comunidades". Mensagem deixada hoje no seminário “A Nova Realidade da Assistência a Banhistas e da Actividade Formativa” que está a decorrer no ISCIA.

Nuno Leitão, responsável pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), destaca a "prevenção" como elemento-chave antes de pensar em acções de salvamento. É relevante melhorar, ainda, a questão dos recursos humanos disponíveis para o desenvolvimento da actividade. (com áudio)

Durante a tarde haverá intervenções de responsáveis da Autoridade Tributária, Segurança Social e entidades seguradoras.

"Pretendemos envolver diferentes estabelecimentos de ensino, no país, para descentralizar capacidades formativas, formando profissionais para trabalharem a tempo inteiro nesta área (nadador salvador)".

António Janeiro é formador. Fala no desenvolvimento de uma actividade antiga, desenvolvida nas concessões de praia. Agora, a actividade pode ser desenvolvida a tempo inteiro e deixa de ser sazonal. "A actividade era desempenhada pelos 'banheiros'. O desenvolvimento é excecional, graças ao turismo e acções de prevenção no litoral. Agora, com as piscinas, há condições para desempenhar o trabalho a tempo inteiro", disse.

Sábado há mais uma jornada com intervenções sobre o enquadramento legal do exercício da atividade de formador no domínio da formação profissional, (Certificação de Entidades Formadoras e Exames Específicos de Aptidão Técnica, Auditorias aos Cursos, Serviço de Assistência a Banhistas, Os Novos Desafios da Formação da Carreira de Nadador-Salvador, Objetivos de Formação na Área do Salvamento Aquático e O Perfil do Formador do Curso de Nadador-salvador).

A sessão de encerramento está marcada para sábado com a presença de representante da Direção-Geral da Autoridade Marítima.